O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta sexta-feira (05/02), por meio de suas redes sociais, o avanço das articulações junto ao Ministério da Saúde para ampliação vacinal contra à Covid-19 no estado. “Acabei de saber que o Ministério da Saúde vai submeter ao PNI (Plano Nacional de Imunização) a proposta para que a vacinação contra Covid-19 no Amazonas alcance logo 1/3 da nossa população. Esse foi um dos assuntos que tratei pessoalmente com o ministro (Eduardo) Pazuello, na sua última vinda ao estado”, ressaltou Wilson Lima, em post no Twitter.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou proposta ao PNI e à Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária para que o Amazonas receba doses suficientes para vacinar um terço da população contra a Covid-19, até o mês de março.

Em entrevista a uma emissora de televisão, na manhã desta sexta-feira (05/02), o assessor especial do Ministério da Saúde, Aírton Soligo, adiantou a proposta do ministro.

“Nesse momento o ministro Pazuello, que conhece a realidade daqui e está sempre presente aqui, está submetendo a proposta ao Plano Nacional, à Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária, com a chegada dos insumos do Butantan e da Fiocruz, que vão permitir um grande número de vacinas já em fevereiro e março. A proposta é que um terço da população amazonense – nós estamos falando de mais de 1,3 milhão de pessoas – sejam vacinadas até o final de março”, afirmou Soligo.

“É preciso pactuar isso no SUS, e também ter a anuência dos demais governadores. É um sentimento generalizado no Brasil de que é preciso resolver o problema no Amazonas, conter a nova cepa, para que ela não se espalhe rapidamente no Brasil”, acrescentou o assessor especial do Ministério da Saúde.

Artigo anteriorSTJ tranca ação de Edir Macedo contra Haddad por suposta ofensa nas eleições
Próximo artigoGoverno atua na montagem de mais 20 leitos de UTI no HPS Platão Araújo para ampliar rede de atendimento