O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), reinaugurou, na manhã desta quarta-feira, 26/06, o Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Deputado Gláucio Gonçalves, em Parintins, a 369 km de Manaus. A unidade que atende 850 alunos do Ensino Fundamental e Médio foi reformada depois que a estrutura apresentou risco de desabamento.

Aniversariante do dia, Lima foi recepcionado com “parabéns a você” tocado pela orquestra da escola. Em seguida, assistiu a uma apresentação dos alunos e até dançou carimbó, acompanhado da esposa Taiana Lima, além do prefeito Bi Garcia e da noiva dele, Mayra Dias.

O governador aconselhou os alunos a dedicarem-se aos estudos. “Aproveitem o tempo que estão na escola, façam aulas de arte, pratiquem esporte, se dediquem porque daqui a 10, 15 anos vocês vão lembrar disso. A escola não prepara só para o mercado, prepara para a vida”, enfatizou.

Luiz Castro, titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ressaltou a importância do centro educacional que, segundo levantamento estadual, é a escola maior índice de aprovação no vestibular dentre os interiores. “Uma das condições fundamentais para preparar as pessoas pra serem gestoras de suas próprias vidas é uma escola estruturada, e queremos levar essa estrutura a todo estado “, disse.

Neste segundo semestre, o governo pretende entregar Cetis nas cidades de Lábrea, Benjamin Constant e Presidente Figueiredo.

Lima estava acompanhado de nove deputados estaduais, dentre eles, a líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) Joana D’arc (PR), e do presidente da Casa, Josué Neto (PSC).

Zona Franca de Manaus

Após a reinauguração, o governador concedeu entrevista coletiva no Bumbódromo, onde “entregou” o espaço aos bois Garantido e Caprichoso, para o Festival Folclórico, que inicia na sexta-feira (28). Questionado sobre uma publicação da Folha de São Paulo que mostra a Zona Franca de Manaus como um modelo ultrapassado, Wilson voltou a defender o modelo econômico quem vem sendo atacado pelo Governo Federal.

Segundo Wilson, foi encomendado um estudo da Fundação Getúlio Vargas para mostrar os benefícios da ZFM para a economia amazonense.

“A Zona Franca de Manaus é algo imprescindível. O povo do Amazonas e governo não abrem mão porque não temos a curto ou médio prazo qualquer modelo econômico que possa substituir os benefícios da ZFM. Sem ela não há como continuar preservando a floresta e os empregos. Quem fala que ela não traz benefícios para o povo é porque não conhece nossa realidade. Para cada R$ 1 investido, nós devolvemos R$20”, afirma Lima.

Na ocasião, ele falou também sobre as obras no modelo Prosamin que serão realizadas na área da Francesa, Santa Clara e Palmares, na Zona Norte de Parintins. Data e valor da obras ainda não foram definidos.

Artigo anteriorSósia é denunciado por se passar por Messi para fazer sexo com 23 mulheres
Próximo artigoPrisão de militar flagrado com cocaína na comitiva de Bolsonaro inspira memes