Brasil – Após denúncias de irregularidade, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), decidiu que a estátua do Touro de Ouro, alojada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (B3), será removida. A instalação não autorizada também resultará em multa por falta de licença urbanística. Nesta segunda-feira (22), o G1 revelou que a instalação do Touro não passou pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

Houve ainda infração dos artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa, passíveis de multa. O valor deve ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde o monumento está instalado.

Regina Monteiro, presidente do Comissão, afirmou que houve alertas de vários órgão da Prefeitura de São Paulo para que que a obra tivesse o devido aval da CPPU, mas foi ignorada.

O aval para a colocação da peça não foi submetido à Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que regula e autoriza a implantação de esculturas, estátuas e mobiliário urbano temporários. A informação foi divulgada pelo portal G1 nesta segunda-feira (22).

Nenhum pedido de análise para a instalação da estátua foi protocolado no órgão responsável até o dia 18 de novembro.

Obra é inspirada no “touro de Wall Street”

A inauguração da estátua ocorreu no dia 16 de novembro, quando foi revelada a estátua dourada de um touro na calçada da Rua XV de Novembro. A obra é inspirada no “touro de Wall Street”, que fica em Nova York, e representa o mercado de ações.

A estátua já foi alvo de, ao menos, dois protestos. Na madrugada de quarta-feira (17), poucas horas após a instalação, um grupo realizou um manifesto contra a fome, no qual estamparam a palavra “FOME” com cartazes lambe-lambe.

O monumento, segundo os manifestantes, representa “o otimismo e a força dos investidores” no mercado financeiro e é uma contradição num país que “tem uma expansão desigual, que deixa de fora especialmente a classe de renda mais baixa”.

Artigo anteriorDia do Orgulho Hétero será votado pelo poder legislativo da Paraíba
Próximo artigoPrints de Whatsapp mostram como atua ‘gabinete do ódio’ comandado pelo Dermilson Chagas