Manaus – Isso mesmo que você leu! A Prefeitura de Manaus vai utilizar um antigo abrigo localizado no bairro Coroado, em frente a Feira, zona leste, para acolher os 200 venezuelanos que deverão ser transferidos pelo Governo Federal para Manaus. O Termo de Cessão de Uso de Imóvel, pertencente ao governo estadual, foi assinado na quinta-feira, 10/5, pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Para acolher os venezuelanos que serão encaminhados a Manaus pelo Governo Federal, vindos de Boa Vista (RR), a Semmasdh está finalizando o ‘Plano de Ação Humanitária para Atendimento do Fluxo Migratório Venezuelano’. A verba repassada pelo Governo Federal prevê um gasto alto.

O cofinanciamento está pautado na portaria nº 90, de 3 de setembro de 2013, que sinaliza que a cada grupo de 50 imigrantes, deve ser repassado o valor de R$ 20.000, ou seja, R$ 400 por mês por cada venezuelano acolhido pelo poder público municipal.

E tem mais! Os venezuelanos ainda terão disponíveis uma equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogos, tradutores e sociólogos. O Plano prevê ainda a contratação de dois veículos para fazer o transporte dos venezuelanos para verificação de documentação, visitas aos espaços de acolhimento, atividades da assistência ou outras necessidades. 

 

Artigo anteriorDa capital federal para o mundo: conheça Junior Aires
Próximo artigoSaiba a verdade sobre a mulher que foi presa por vender ‘espetinho de cachorro’